Medalha foi concedida pela 1ª vez a cariocas de nascimento ou adoção.Evento encerrou comemorações oficiais do dia do aniversário da cidade.

A presidente Dilma Rousseff ganhou na noite deste domingo (1º) a Medalha 1º de Março das mãos do prefeito Eduardo Paes, na cerimônia que encerrou no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, ao som de “Parabéns a você” e “Cidade Maravilhosa”, as comemorações do aniversário de 450 anos do Rio.
A medalha, concedida pela primeira vez, foi criada para ser entregue a cariocas de nascimento ou adoção, escolhidos pelo prefeito. Dilma ressaltou em seu discurso que o Rio pode contar com o governo federal para a realização do Jogos Olímpicos. Elaelogiou o prefeito Eduardo paes por ter derrubado o Elevado da Perimetral:
“As obras de modernização estão transformando a cidade como as que acontecem na região Portuária do Rio”, disse.
Dilma foi agraciada com a medalha juntamente com outros cariocas, de nascimento ou não, mas representantes da carioquice festejada durante todo este domingo de aniversário da cidade: a dama do Dona Ivone Lara; a dama do teatro Fernanda Montenegro; o Galinho de Quintino, Zico, recebido aos gritos de “Mengo”; o poeta imortal Ferreira Gullar; os três mais antigos servidores da prefeitura em atividade Idalício Manoel de Oliveira Filho, de 87 anos, Moyses Domingos da Costa, de 81, e Gyleno dos Santos, de 77.
Os vendedores de mate e de biscoito Globo Luís Soares da Silva, e Isaias Santos, também agraciados, chegaram com o uniforme que usam na praia, levando galões de mate e saco de biscoito. Ganharam a medalha 1º de março ainda Alvamar Filgueira Pantoja, do Centro de Ópera Popular de Acari; o cardeal Dom Orani Tempesta; o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach; e o governador Luiz Fernando Pezão.