Brasil,Política TSE garante direito de resposta ao PT na revista ‘Veja’

TSE garante direito de resposta ao PT na revista ‘Veja’

Reportagem dizia que PT pagou para evitar novo escândalo na Petrobras. Para ministros, não há comprovação; revista diz que material é jornalístico.

Do G1, em Brasília

pt

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (25) conceder direito de resposta ao PT na revista "Veja" devido a uma reportagem que dizia que o partido pagou para evitar que fosse divulgado um novo escândalo envolvendo a Petrobras.

A reportagem, publicada na edição do dia 17 de setembro, dizia que o ex-sócio da corretora Bônus Banval Enivaldo Quadrado, condenado no julgamento do mensalão, chantageou o PT para não fornecer detalhes de uma suposta operação que teria desviado R$ 6 milhões da Petrobras, em 2004.

 

Conforme a publicação, o dinheiro que teria sido desviado da estatal foi utilizado, na época, para calar um empresário que ameaçava envolver os nomes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e de outros políticos petistas na morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado no dia 18 de janeiro de 2002.

O advogado do PT, Alexandre Severo, argumentou que a reportagem ofendeu o PT e prejudicou a sigla em meio ao processo eleitoral.

Já o advogado da revista "Veja", Alexandre Fidalgo, disse que a publicação trouxe material jornalístico, precedido de apuração. "O que está em discussão é material jornalístico e só material jornalístico. O argumento de que a liberdade de expressão tem suas restrições, e de fato há que se punir quando há excessos […] não é o que a gente encontra nos textos da matéria jornalística aqui", disse o advogado da revista.

Ao conceder o direito de resposta ao PT, o relator do processo no TSE, ministro Admar Gonzaga, afirmou que a reportagem traz “ofensa infundada” contra a sigla. “A matéria não informa a origem dos dólares que afirmou terem sido usados para silenciar Enivaldo Quadrado. […] Percebe-se que a representada não trouxe elementos confirmadores das informações trazidas. Trata-se de ofensa infundada”, afirmou, sendo acompanhado por todos os demais ministros da Corte.

saiba mais

Para a ministra Rosa Weber, o texto publicado pela revista “desborda da simples manifestação e contém afirmações peremptórias e ofensivas que ensejam o direito de resposta.” “Que se ouça a manifestação da parte que se julga ofendida”, disse.

Pela decisão do TSE, a revista deverá reservar uma página inteira para a resposta do PT, na edição seguinte à intimação. “O texto será escrito em caixa alta, numa página inteira, localizada logo após a metade do caderno, onde foi publicada a fotografia do leque de dólares. A editora deverá juntar aos autos comprovação do cumprimento dessa decisão”, decidiu o ministro Admar Gonzaga.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas