Bahia,Política PT leva milhares à convenção que oficializa chapa para eleições na Bahia

PT leva milhares à convenção que oficializa chapa para eleições na Bahia

Por: http://www.tribunadabahia.com.br/

O ex-presidente Lula, o candidato Rui Costa e a presidente Dilma Rousseff, na convenção

O ex-presidente Lula, o candidato Rui Costa e a presidente Dilma Rousseff, na convenção

A convenção que oficializa os candidatos do governo baiano na eleição de outubro levou milhares de pessoas ao Parquede Exposições de Salvador, nesta sexta-feira (27/6).

Otto Alencar, postulante ao Senado pelo PSD e integrante da aliança que procura eleger Rui Costa ao governo doEstado, disse que estava sentindo a maior emoção de sua vida.

Ele destacou o que considera conquistas dos governos Lula e Dilma, como a consolidação do Bolsa Família e o aumento real do salário mínimo no país. E agradeceu a presença de militantes e e simpatizantes das diversas regiões da Bahia. "Tem gente que viajou 14h para estar aqui e ninguém recebeu dinheiro", garantiu.

Otto Alencar e Rui Costa
Otto Alencar e Rui Costa tentam se aproximar do palanque

Críticas de Lídice

Mais cedo, em entrevista à Rádio Metrópole, a senadora Lídice da Mata, candidata ao governo da Bahia pelo PSB, acusou o governo Jaques Wagner (PT) de uso da máquina pública para tentar eleger o seu sucessor. “É uma festa pré-concebida para ser um espetáculo. Um espetáculo que possa mostrar a força de uma candidatura que tem demonstrado pouca força individua”, declarou Lídice.

No Parque de Exposições, Rui Costa se referiu ao grande número de pessoas, presente ao Parque de Exposições – mais de 15 mil, segundo cálculos feitos pelo deputado Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa; ou 30 mil de acordo com o PT. "Está cheio do lado de dentro e lá fora há uma multidão que não conseguiu entrar." O candidato do PT disse que "a militância foi por amor".

João Leão (PP), candidato a vice-governador, fez um discurso em que falou de Rui Costa como uma das grandes figuras que encontrou, destacando a construção da Ferrovia Oeste-Leste.

Lula

Corrupção e economia

Presente à convenção, o ex-presidente Lula  defendeu a moralização da política e uma reforma capaz de segundo ele devolver o crédito perdido. Para ele, a política se tornou "uma coisa vergonhosa" aos olhos do povo. Mas considera ter havido avanços nas áreas solcial e econômica. "A gente andava de pau-de-arara. Agora anda de avião."

Lula disse que a economia de hoje é melhor que a de 12 anos atrás e afirmou que o País cresceu comandado "por um metalúrgico e uma mulher". Segundo ele, seu primeiro legado foi fazer o País andar de cabeça erguida. E voltou a culpar a imprensa. "A juventude brasileira não tem informação correta porque as coisas boas que acontecem neste país a gente não vê na TV."

E sobre a corrupção, também culpou a mídia. "Antes do PT corrupção não aparecia nos jornais por que eles jogavam para debaixo do tapete."

Ele considera que a Petrobras está fortalecida e que se a imagem da companhia encontra-se arranhada isso também se deve aos jornalistas. "Dilma fez o que 98% dos brasileiros querem que ela faça: ela fortaleceu a Petrobras. Não saiu na imprensa."

O ex-presidente disse que o Brasil só está crescendo menos do que a China. Na verdade, enquanto se espera um crescimento de 7,5% para a China, em 2014, de 5% para os países emergentes, 3,5% para a média mundial e 2,5% para a América Latina, o Brasil deve crescer apenas 1,6%, de acordo com a última projeção feita pelo Banco Central.

E, ao criticar os que apontam o desempenho considerado frustrante da economia, Lula acabou dando munição aos seus opositores. De acordo com ele, o mercado financeiro nunca ganhou tanto dinheiro quanto durante o governo do PT. "O tal de mercado nunca ganhou tanto dinheiro quanto ganhou agora. Falta bom senso pra falar das conquistas do Brasil."

Rui Costa

O candidato do PT ao governo da Bahia, Rui Costa, citou obras feitas pelo governador Jaques Wagner, segundo ele quem mais fez investimentos em abastecimento de água. Ele também se referiu à gestão da presidente Dilma Rousseff e previu que ela terá "mais de 3 milhões de votos na eleição”.

Rui comparou a convenção do partido com a realizada pela oposição na Bahia. “Eles escolheram um lugar para mil pessoas, porque não têm nossos militantes. Nós tivemos que escolher um parque gigantesco e não o suficiente”, afirmou, pedindo desculpas às pessoas que não conseguiram entrar”.

O candidato petista respondeu aos críticos da pequena extensão do metrô de Salvador, inaugurado este mês. "Quanto aos 7,5 Km iniciais, eu respondo: a cada quatro ou cinco meses um estação será inaugurada e teremos mais de 41 quilômetros de metrô”. 

Rui chamou a família para o palco e chorou ao falar da infância, segundo ele "sofrida".

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff criticou a oposição e os que se opunham à Copa do Mundo no Brasil, e anunciou um combate "às mentiras e à desinformação", garantindo que o PT fez muito tanto na Bahia quanto no País.  E fez referência ao "medo da volta ao passado, da volta à época do desemprego, do arrocho salarial, da inflação".

Ela garantiu ter levado 42 milhões de pessoas à classe média. "42 milhões de pessoas são a população da Argentina. Nós tiramos uma Argentina da pobreza", afirmou.

Dirigindo-se diretamente aos baianos, disse ter enfrentado a maior estiagem dos últimos 100 anos, utilzando o seguro-garantia para a safra e construindo mais de 230 mil cisternas.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas