PMVC PMVC: Vitória da Conquista recebe grandes nomes do violão

PMVC: Vitória da Conquista recebe grandes nomes do violão

O I Festival Internacional de Violão segue até o próximo dia 23, confira a programação completa clicando aqui.

A primeira noite do Festival Internacional de Violão de Vitória da Conquista proporcionou ao público, que marcou presença no auditório do Polo de Educação, uma oportunidade ímpar de ouvir e assistir grandes nomes do violão. Também prestigiaram a abertura do evento, o prefeito Guilherme Menezes, o vice-prefeito, Joás Meira, entre outras autoridades do Executivo e Legislativo municipais, o cantor, compositor e violonista, Elomar Figueira Mello, e a sociedade civil.

De quinta, 21, até o sábado, 23, Vitória da Conquista sediará concertos, oficinas, recitais e master class com cinco dos maiores violonistas da atualidade, em nível mundial. Com foco principal no violão, o festival apresenta o que de melhor é produzido no país e no exterior, incentivando jovens músicos ao estudo do violão, além de colocar a cidade no circuito da música erudita de concerto.

O primeiro a se apresentar, nessa noite de estreia do evento, foi o músico Fabiano Cardoso, que empolgou o público presente. Em seguida, o concerto do Duo Siqueira Lima contagiou o auditório e arrancou aplausos da plateia durante todo a apresentação com canções do gênero clássico, barroco e da música brasileira.

O prefeito Guilherme Menezes falou da satisfação da Prefeitura em promover um evento de tal magnitude e já revelou as expectativas da Administração Municipal quanto a outras edições. “Não tenho dúvidas de que esse será o primeiro de uma série. Vitória da Conquista é um espaço fértil para a música, a arte; todas as linguagens artísticas. Estamos em festa durante esses três dias”, ressaltou.

Ricardo Marques, secretário municipal de Educação

O violonista Paulo Martelli

O secretário municipal de Educação, Ricardo Marques, também ressaltou a grandeza do evento. “É uma grande satisfação para o Governo Municipal realizar esse evento. É a primeira vez na Bahia que está acontecendo um festival com concertistas dessa magnitude. Queremos que esse festival se torne um instrumental escolar, de modo que seja mais um elemento da cultura da cidade”, disse.

O violonista Paulo Martelli, criador do Movimento Violão – que promove o evento em parceria com a Prefeitura –, lembrou na oportunidade o aniversário de dez anos do movimento e comentou sobre a relevância do festival. “Trate-se de um evento muito bem organizado. Certamente, o público conquistense terá uma oportunidade ímpar de prestigiar ícones do concerto internacional”, afirmou.

O baiano João Carlos Victor

O baiano João Carlos Victor é um dos artistas convidados do sábado de festival, mas fez de questão de prestigiar a abertura. “Fico feliz desse festival pioneiro estar sendo realizado aqui. Conquista está mostrando ao Brasil como é que se faz um grande festival de violão. Com uma estrutura muito bem criada e organizada, com alojamentos para que os alunos venham assistir as aulas. Espero que esse festival se repita, porque é um grande exemplo para todo o Brasil”, ressaltou.

Reconhecimento – Ainda na noite de abertura, o prefeito Guilherme Menezes assinou um termo de compromisso para a reforma da Escola Municipal José Arcanjo dos Santos, localizada no bairro Jurema. A partir do próximo ano, a escola funcionará como um Centro de Formação Musical da Rede Pública Municipal de Ensino de Vitória da Conquista.

Somado a esse ato, também foram entregues troféus de reconhecimento a quatro personagens que contribuíram para promover o festival ou que tenham um legado na música no município. Foram eles:

Fabiano Cardoso – violonista profissional e um dos idealizadores do evento.

Paulo Martelli – Parceiro do evento e que viabilizou a vinda desses grandes violonistas.

Juraci dos Santos Souza ou Mestre Jura – Um dos mais antigos violonistas de Vitória da Conquista. Foi professor de vários músicos, entre eles, Luiz Caldas, e ainda hoje está na ativa, tocando em grupos como o Brincando de Cordas.

Carlos Alberto Porto – em reconhecimento técnico pelos seus serviços prestados como professor do Conservatório Municipal de música.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas