PMVC,Sociedade Aniversário de Vitória da Conquista: ato cívico e apresentações culturais celebram os 173 anos de Vitória da Conquista

Aniversário de Vitória da Conquista: ato cívico e apresentações culturais celebram os 173 anos de Vitória da Conquista

A solenidade oficial pelo aniversário de emancipação política da cidade foi realizada na manhã deste sábado, 9, na Praça Tancredo Neves

Hasteamento das Bandeiras marca solenidade em comemoração ao 9 de novembro

Para celebrar uma data histórica, um cenário que também traz as raízes da história de Vitória da Conquista. As intermediações do conjunto arquitetônico formado pela Praça Tancredo Neves, Prefeitura, Catedral e pelo Memorial Régis Pacheco foi o cenário escolhido para a solenidade oficial em comemoração do aniversário dos 173 anos de emancipação política de Vitória da Conquista neste sábado, 9 de novembro.

As homenagens à Joia do Sertão Baiano, famosa por abrigar uma população que acolhe a todos e pelo expressivo desenvolvimento, começaram com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e do município. O Ato Cívico foi feito pelo prefeito Guilherme Menezes, pelo vice-prefeito Joás Meira e pelo tenente coronel da Polícia Militar, Ivanildo da Silva. “Estamos celebrando 173 anos de muita história e de uma caminhada longa, desde 1840 a 2013. Hoje, Vitória da Conquista é uma capital regional e considerada uma das mais importantes cidades do Brasil”, declarou o prefeito.

O hasteamento das bandeiras foi feito ao som do hino nacional, executado pela banda da Polícia Militar, e do hino de Vitória da Conquista, executado pela Filarmônica Municipal Maestro Vasconcelos, que neste ano completou 50 anos de existência.

“Hoje nós temos muito a comemorar, pois Conquista vem crescendo bastante ao longo dos anos. É comum a gente vê pessoas que não são daqui começar a morar nessa cidade e descobrir que aqui realmente é um porto seguro”, salientou o tenente coronel da Polícia Militar, Ivanildo da Silva.

A solenidade oficial pelos 173 de Vitória da Conquista contou com a presença de secretários, coordenadores e demais membros da equipe do Governo Municipal e dos deputados Marcelino Galo, José Raimundo Fontes, Waldenor Pereira; dos vereadores Florisvaldo Bittencourt, Coriolano Moraes, Hermínio Oliveira, Lúcia Rocha e Sidney Oliveira. A homenagem ao município também contou com a notória participação da equipe de médicos cubanos do Programa Mais Médicos e de representantes da sociedade civil.

Destaque nacional– Nesta semana, em que está sendo comemorado mais um aniversário de emancipação política, a capital do sudoeste baiano se destacou novamente em todo o país. Conforme um levantamento divulgado em setembro pelo Ibope Inteligência, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE) para os anos de 2004 a 2010, Vitória da Conquista está inserida em um grupo de 48 cidades médias, acima de 200 mil habitantes, que se desenvolve mais rapidamente do que a média nacional. “Essa pesquisa revela a cidade mostrando sua posição no cenário baiano e a sua economia com distribuição de renda”, declarou o prefeito.

O destaque divulgado no levantamento vai para o desenvolvimento em ritmo acelerado do município, bem como as oportunidades que são oferecidas para fomentar a geração de empregos. “Vitória da Conquista está de parabéns pelo seu povo aguerrido, que trabalha e constrói a nossa cidade a cada dia. A administração também está de parabéns, pois tem trabalhado para que o município continue crescendo e se desenvolvendo”, declarou o vereador Florisvaldo Bittencourt, líder de governo na Câmara.

“Estamos vivendo uma fase histórica de extrema relevância e dinamismo socioeconômico, cultural e econômico. A cidade cresce, se desenvolve, expande, cria oportunidades, mas sempre com característica de envolver a população e, sobretudo de trazer benefícios sociais”, declarou o deputados estadual José Raimundo Fontes.

O deputado federal Waldenor Pereira também destacou o desenvolvimento de Vitória da Conquista. “Estamos vivendo uma data especial, pois nossa cidade vive um momento de grande progresso”, reforçou.

Durante a solenidade, o deputado estadual Marcelino Galo lembrou ainda acerca da relevância da participação popular que é estimulada no município. “São 173 anos de história, sendo que nos últimos 16 anos tivemos grandes transformações como a incorporação democrática da população na gestão, com a criação de conselhos e políticas de controle social”, certificou.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas