Atividades do Forró Pé de Serra do Peri-peri dão nova vida à cidade neste São João
Por Geovane Viana
Este ano a prefeitura de Vitória da Conquista inovou nas comemorações da festas juninas. Diferentemente do que vinha acontecendo em anos anteriores, o prefeito Guilherme Menezes resolveu investir no resgate das tradições juninas da cidade, criando espaços para variados gostos. Na Praça 9 de novembro a população pode acompanhar diversas atrações locais com o “forró pé de serra” todas as tardes, até o encerramento do comércio. Esta iniciativa, além de animar a população e fomentar o comércio local, ajuda na promoção de cantores e grupos da cidade que nem sempre têm espaço para mostrar sua arte. Na Praça Tancredo Neves foi construído o Memorial do Forró, que é a representação de uma Vila com casas de enchimento e apresentações de forró pé de serra tradicional. Entrando na Casa Régis Pacheco, a comunidade pode conhecer a história de Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré, além de móveis antigos das comunidades rurais, entre outros.
Além destes dois espaços mais tradicionais, foi montado na Praça Barão do Rio Branco um arraial, com um grande palco, por onde deverão passar em torno de 40 atrações para animar o São João Pé de Serra do Peri-peri. Mais que um espaço para o forró, outros setores também terão oportunidades na Praça Barão do Rio Branco: foram criados espaços de comercialização de alimentos para a Economia Solidária e para entidades filantrópicas da cidade, além de espaço para comerciantes informais.
Vitória da Conquista estava precisando de uma idéia como esta. Todos os anos muitas pessoas se deslocam para outras cidades da região à procura de uma festa de qualidade. Este ano a população tem uma nova opção. É claro que muitos ainda sairão para outros lugares, pois a experiência é nova. Entretanto, como tudo indica que a idéia será um sucesso, o que se espera é que nos próximos anos o investimento aumente ainda mais para alegria dos “forrozeiros” da cidade. Com isso vai ganhar todo mundo: a população, com mais uma oportunidade de diversão, o comércio com a ampliação das vendas, os artistas locais e regionais que terão um grande palco para se apresentar e a cultura em geral, que será resgatada e valorizada pelo poder público.
E viva São João!
———–
Geovane Viana é economista e administrador deste Blog