Sem categoria Aluno da Rede Municipal de Ensino é selecionado em prêmio nacional de meio ambiente

Aluno da Rede Municipal de Ensino é selecionado em prêmio nacional de meio ambiente

Aluno da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, o estudante Marilton Matos vai a Brasília representar a Bahia na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada de 03 a 08 de abril.
No ano passado, a Escola Municipal Paulo Freire/Caic participou do Programa “Vamos Cuidar do Brasil nas Escolas”, no qual a Educação Ambiental é trabalhada como prática integrada, contínua e permanente, transversal a todas as disciplinas e nas diversas modalidades de ensino. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do Ciclo III e do EJA, mas, segundo a coordenadora pedagógica da escola Cristiane Souza, todos se envolveram. “Os professores de Ciências ficaram com a parte teórica, explanando a importância de se preservar o meio ambiente e o cuidado que devemos ter com o planeta por conta do desgaste; já os professores de arte entram com a técnica para fazer os desenhos”, informa. “Escolhemos não só o melhor desenho, mass também a melhor apresentação”, explica a professora de Ciências, Ivana Najara, uma das responsáveis por passar a parte conceitual do projeto.

 

Marilton Matos, que ainda vai fazer 13 anos e, atualmente, estuda a 7ª série, fez com sua equipe um cartaz pintado a lápis de cor que mostrava uma floresta com algumas árvores derrubadas. O cartaz foi selecionado para representar Vitória da Conquista na primeira etapa, em Salvador. Na oportunidade, o município foi selecionado para participar da segunda etapa do prêmio em Brasília. “Fiquei muito feliz com o resultado e acho legal ir sozinho assim para tão longe”, comenta timidamente o adolescente, que declara a preocupação da mãe com essa viagem. Ele viajará na próxima segunda-feira (30) até Salvador, acompanhado pela coordenadora pedagógica, de lá ele parte com um grupo de adolescentes para Brasília.
Conferência Estadual – Em novembro de 2008, quem apresentou o trabalho na I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada na capital baiana, foi Ícaro Gusmão, que na época tinha 11 e estudava a 5ª série.
Ele foi o escolhido por causa da sua desenvoltura na apresentação realizada em sua escola. “Estou feliz porque eu fui a Salvador representar a minha escola; tantas pessoas que têm aqui e ganhar dela e de outras escolas para representar Conquista foi ótimo”, declara com alegria o estudante. Empolgado ainda com a participação na conferência, ele lembra: “A gente aprendeu várias coisas sobre meio ambiente e recebeu um kit de produtos recicláveis, porque não podíamos usar copo descartável que polui o meio ambiente, não podíamos jogar lixo, tivemos muitas experiências”.
Conferência Nacional – Em 2008/2009, a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA) se dá no enfrentamento de dois imensos desafios: um planetário: pesquisar e debater nas escolas as alternativas civilizatórias e societárias para as mudanças ambientais globais; o outro, educacional, se dá no bojo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), devendo envolver todos, pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a permanência do aluno na escola.
Em consonância com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental, a III CNIJMA visa fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase nos processos de melhoria das relações de ensino-aprendizagem e em uma visão de educação integral.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas