Sem categoria Niemeyer doa monumento “ao heróico povo cubano”

Niemeyer doa monumento “ao heróico povo cubano”

Um diabo gigantesco em traços delgados ameaçando um pequeno homem que segura com dignidade uma bandeira cubana é a nova escultura doada a Cuba pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e inaugurada em uma universidade de Havana. Cercada de água e graciosamente iluminada, a escultura de aço pintado de vermelho, que representa o ameaçador capitalismo frente a um pequeno patriota cubano, foi instalada numa praça igualmente projetada por Niemeyer.
A inauguração, na sede da Universidade de Ciências Informáticas, foi marcada por uma cerimônia política e cultural que começou na noite de ontem e se estendeu até a madrugada de hoje. Numa nota, Niemeyer dedicou o monumento “ao heróico povo de Cuba na defesa de sua soberania contra o monstro imperialista”. Seu amigo pessoal, o convalescente presidente Fidel Castro, de 81 anos, expressou recentemente sua admiração pela capacidade e longevidade do brasileiro de 100 anos.
“Esse homem chegou lúcido, criativo, com um humor fantástico e trabalhando” ao seu centenário, disse em público o intelectual católico Frei Betto. Ele destacou a “coerência revolucionária” de Niemeyer, um militante esquerdista e apoiador convicto da Revolução Cubana, assim como sua humildade. “Sempre esteve com Cuba… Niemeyer fez sua a causa da revolução”, comentou o ministro da Cultura, Abel Prieto, outro orador.
Foi o próprio Fidel que anunciou em 2006 que Niemeyer doaria uma obra especialmente criada para Cuba e sugeriu que ela fosse instalada na universidade, uma das novas “jóias” da educação da ilha, que conta com uma comunidade de 17.000 trabalhadores e estudantes num campus nos arredores de Havana.

Compartilhe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas